top of page
Buscar
  • Innovstrategy Team

Startups continuam a ser uma aposta clara em Portugal



O que é uma Startup?


Uma startup é uma empresa inovadora em fase inicial, com grande potencial de crescimento, habitualmente relacionada com a área da tecnologia. A expressão startup (start-começar| up - subir) transmite a ideia de rápida evolução e crescimento elevado numa fase inicial do negócio.


No fundo, o conceito de startup passa por uma visão que se transforma numa criação de um modelo de negócio inovador, repetível e escalável. Ou seja, uma startup encontra soluções criativas e "fora da caixa" para a resolução de determinado problema ou necessidade e consegue crescer rapidamente sem aumentar as despesas de forma proporcional.



Ecossistema Português de Startups


Portugal é cada vez mais um local de destaque pela sua qualidade de vida, segurança, clima, cultura, talento e ambiente favorável aos negócios, o que tem sido fator determinante para a criação de um ecossistema de startups dinâmico e em forte expansão.


A necessidade de transformação do tecido empresarial português passa pela criação de uma cultura assente em fatores críticos de sucesso e que por norma se encontram nas startups. Isto porque os tipos de investimento, a aposta na inovação, o talento, que é gerador de conhecimento altamente comercializável, a natureza digital dos negócios e a adoção de modelos de negócio que sejam escaláveis é uma constante.


A questão do talento é fundamental no desenvolvimento de qualquer ecossistema empreendedor e Portugal está bem posicionado neste âmbito: primando pelo número de estudantes formados nas áreas de ciências e tecnologias, pelas suas instituições de ensino superior, assim como pelo investimento na área de R&D por parte das organizações.

As grandes empresas, sejam elas nacionais ou internacionais estão também a investir nas startups. Portugal está no “radar” das multinacionais, permitindo criar condições para o desenvolvimento dos projetos empreendedores.


Olhando para os principais pilares do ecossistema de startups destacam-se questões como o facto de haver em Portugal um grande desenvolvimento em matéria de transição digital da administração pública e do setor privado, assim como um grande número de incubadoras e aceleradoras de startups.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page