top of page
Buscar
  • Innovstrategy Team

O que são Vouchers para Startups?

Os vouchers para startups, ou Startup Vouchers, são um sistema de apoios destinados a financiar startups através de fundos não reembolsáveis do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).


Em concreto, temos o programa “Voucher para Startups – Novos Produtos Verdes e Digitais” integra o investimento C16-i02 do PRR (Empresas 4.0 – Transição Digital das Empresas) como uma das medidas de incentivo ao empreendedorismo do PRR da Estrutura de Missão Portugal Digital, de forma a construir um ecossistema mais forte e mais resistente às adversidades e crises em Portugal.


O aviso encontra-se aberto e tem como objetivo apoiar startups cujo intuito seja desenvolver modelos de negócio digitais, que se caraterizem pela utilização de Inteligência Artificial ou dados abertos e/ou, tal como o nome indica, com forte componente verde, mais concretamente de elevada eficiência na utilização de recursos, redução dos impactos da poluição, proponentes da economia circular e novas soluções de produção energética. E, investir na qualificação dos Recursos Humanos para que contribuam para atividades de Investigação e Desenvolvimento ou aquisição de serviços de incubação, aceleração ou consultoria.


Esta medida tenciona auxiliar startups que assumam a forma de Pequenas e Médias Empresas (PME), de qualquer natureza ou forma jurídica, que tenham sido criadas há menos de 10 anos. Com aplicação em todo o território nacional. A intenção será apoiar, no mínimo, 3.000 startups com um financiamento de 30 mil euros para cada voucher.

Os apoios desdobram-se da seguinte forma:

  • Apoio ao arranque e crescimento - Financiamento a startups em fase de arranque;

  • Apoio a participação em programas de ignição e aceleração - Financiamento de startups que se candidatem a programas de ignição ou de aceleração;

  • Apoio ao desenvolvimento de projetos piloto - Financiamento destinado à demonstração de tecnologia ou modelo de negócio/serviço, desenvolvidos por startups, que permita à Startup fazer uma demonstração da sua tecnologia comprovando a sua eficácia.

Os apoios são concedidos sob a forma de financiamento não reembolsável, sendo consideradas despesas elegíveis as seguintes:

  • Custos com recursos humanos existentes ou a contratar, destinados às atividades a desenvolver no âmbito do projeto até ao valor de 75% do total dos custos elegíveis;

  • Despesas com acreditação ou certificação tecnológica de recursos humanos;

  • Aquisição de Serviços Externos Especializados, tais como serviços de apoio à digitalização de processos de negócios, serviços de marketing, de desenvolvimento de produtos e serviços, de consultoria e de outros serviços especializados para a prossecução dos objetivos do projeto;

  • Aquisição ou aluguer operacional de equipamentos, bem como custos de licenciamento ou de subscrição de software, destinado às atividades a desenvolver no âmbito do projeto;

  • Custos com a proteção/valorização de direitos de propriedade intelectual;

  • Custos indiretos.


Os vouchers para startups são especificamente concentrados em três áreas:

  • Atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D);

  • Aquisição de serviços de incubação, aceleração ou consultoria;

  • Contratação de recursos altamente qualificados.


Os projetos têm uma duração máxima de dezoito meses a contar da data de assinatura do Termo de Aceitação, tendo de estar concluídos no máximo até 30 de setembro de 2025.


Coloque a sua startup em primeiro lugar e não hesite em falar connosco!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page