Planos de Marketing e Comunicação
Num mundo cada vez mais competitivo as estratégias de marketing digital são uma ferramenta essencial para o desenvolvimento contínuo das empresas e aproximação aos seus clientes.
O plano de marketing é um documento que contém todas as ações que devem ser adotadas para alcançar um objetivo de marketing. Pode ser referente ao desenvolvimento da marca em si, a um produto específico que a empresa comercializa ou a um serviço que ela oferece.
Divide-se nas seguintes fases:
Análise externa
Mercado
Concorrentes
Clientes
Análise interna
Marca (brand book)
Institucional
Portfólio
Equipa
Parceiros
Canais
Objetivos
Crescimento
Receita
Margem
Posição no mercado
Orçamento e projeções
Metas
Indicadores de desempenho (métricas)
Investimento (mídia, pessoas, produto)
Resultados previstos
Plano de ação
Quem (responsáveis)
Quando (datas)
Por quê (objetivos)
Como (táticas e canais)
Um planeamento estratégico bem estruturado significa evitar problemas e trabalho excessivo no decorrer do projeto.
Marque já a sua reunião.